4.17.2009

INTERAJA 01


Este é o primeiro Interaja, boletim informativo da AJA. Ele foi criado com o objetivo de comunicar e tornar públicas as diversas atividades realizadas pela AJA, através de seus núcleos e associados.

Buscando dar forma à sua missão, aqui também se estabelece mais um espaço de diálogo e colaboração associativos. Interaja!!!


Notícias dos Núcleos

Ateliê Espaço Coringa


O Ateliê Espaço Coringa é um espaço coletivo de produção onde se desenvolvem diferentes atividades envolvendo criação artística e educação.

O objetivo é aproximar as pessoas do processo de criação e execução do trabalho de arte e também congregar artistas para discutir questões relacionadas ao ofício, reunindo esforços para realização de projetos.

O Programa de Residência está aberto o ano todo, a artistas interessados em utilizar o ateliê, desenvolvendo trabalhos em artes gráficas, audiovisual, fotografia, pintura, escultura e desenho; além da possibilidade de propor cursos, grupos de trabalho e encontros.

O ateliê é núcleo da AJA - Associação Cultural Jatobá.

No mês de Abril acontece às terças-feiras, o Simpósio Grego, um encontro entre artistas que propõe o debate sobre arte à partir das obras apresentadas.
No dia 25 de Abril se realiza o Encontro Internacional de Residentes - Ateliê Espaço Coringa às 17h00

Apresentação de Trabalhos dos artistas:

Giovani Lorenzetti (GO-Brasil)
Cris Alves (GO-Brasil)
Raphael Prezelin(França)
Marinne Sivoyon(França)
Kim Faler (Estados Unidos)
Daniel García (Cuba)
Rogério Nagaoka (SP-Brasil)
Otávio Zani (SP-Brasil)
Laila Terra (SP-Brasil)
Fabrício Lopez (SP-Brasil)


Espaço Cultural Ventos Uivantes

Desde sua fundação o Espaço Cultural Ventos Uivantes, o ECVU, mantém continuamente ações culturais e sociais no Bairro rural de Lavras e vizinhanças - distrito de São Francisco Xavier, município de São José dos Campos, SP/BR - atuando em parceria com a Associação Cultural de Moradores de Lavras, a ALAVRAS. Para um acompanhamento mais detalhado destas ações acesse www.alavras.blogspot.com.

Nos últimos três meses, o ECVU vem se dedicando à elaboração de seu Planejamento Estratégico de longo prazo. Um dos primeiro produtos deste trabalho foi a elaboração do Regimento Interno, com princípios, objetivos e estrutura organizacional. Este regimento já está compatibilizado com as recentes definições e exigências da AJA, no sentido de fortalecer a característica de uma associação forjada, principalmente, na vida orgânica de seus núcleos.

O planejamento já calibrou a prioridade do núcleo, a ação em Lavras, definiu a criação da “trupe do ECVU”, grupo de debate e ação local, a abertura oficial do Ateliê Residência e a continuidade das vivências. Resta definir a edificação de projetos educacionais e outros aspectos ainda não equacionados.

Para divulgar estas deliberações, optou-se por adotar blogs linkados entre si e com a AJA.

No trabalho prioritário, o blog da ALAVRAS, citado acima, traduz com exatidão o conteúdo das ações e mostra a aplicação prática dos princípios do ECVU.

O blog www.ecventosuivantesexposicoes.blogspot.com divulga, através de exposições, as Interações Coletivas em Lavras e outras intervenções culturais.

Para divulgar as vivências, já está disponibilizado o blog www.espacoculturalventosuivantes.blogspot.com . Este relata e ilustra uma vivência realizada em 2008.

Há também o blog www.ecvuatelieresidencia.blogspot.com, com nossa proposta e estrutura para ateliê residência.

Por fim, há o blog www.ecventosuivantesdiretrizes.blogspot.com, em conclusão. Este terá o Regimento Interno do ECVU e o Estatuto e Regimento Interno da AJA.

Ateliê Santos

O Ateliê Santos – localizado na Rua Visconde de Vergueiro nº 6, no bairro do Valongo abriga a produção do artista plástico Fabricio Lopez e é um núcleo da Associação Cultural Jatobá, desde sua fundação em 2007.

O ateliê pretende ser um ponto difusor e catalisador do movimento entitulado “Ocupação Cultural e Integração Comunitária”, articulando atividades coletivas para serem desenvolvidas na região do centro histórico, tendo como premissa o estabelecimento de espaços para produção e troca de conhecimento em diversas áreas, e que favoreçam o livre fluxo entre moradores e visitantes do bairro.

No dia 30 de abril, o Ateliê Santos promoverá uma caminhada do Valongo ao Paquetá e um passeio de catraia no porto para desenhar, fotografar, gravar, filmar ou simplesmente respirar a atmosfera do estuário.

Mais informações: www.ateliesantos.blogspot.com / ateliesantos@gmail.com

Boi Multiativo
- Em alto e Bom Som

Estamos muito felizes em anunciar a fundação de um novo núcleo da AJA, o Boimultiativo. Neste período estamos elaborando as definições que darão direção e corpo ao nosso trabalho que pretende atuar em várias frentes e ter como marca a realização de articulações entre núcleos, grupos, coletivos, movimentos sociais, interessados e amigos em torno de propostas coletivas de cultura, comunicação, educação, formação política e afins.

Como parte de nossas atividades, vamos gerir um espaço-sede na cidade de Santo André, mais precisamente na rua da Catequese, próximo ao Paço Municipal e ao terminal ferroviário e rodoviário. Já fizemos contatos para a instalação de uma biblioteca e fonoteca, além do projeto de instalação de meios gráficos de produção. No momento esse espaço está passando por reformas e brevemente organizaremos alguns mutirões onde esperamos poder contar com a ajuda de todos. Planejamos inaugurar o espaço em agosto.

De qualquer forma estamos discutindo maneiras de já começar a atuar, independente do espaço-sede. Seminários, cine-clubes, debates, rádios livres e comunitárias já foram cogitadas. Aguardem...



Espaço dos associados

Valongo
: xilogravuras de Fabrício Lopez

A Estação Pinacoteca apresenta exposição com cerca de 20 obras do artista plástico Fabrício Lopez (Santos, 1977), com destaque para um conjunto com quarto painéis em grande formato (220 cm x 480 cm) que explora a sobreposição das cores. Esta é a primeira exposição individual do artista em um museu brasileiro. Com curadoria de Cláudio Mubarac, gravador e professor da Escola de Comunicação e Artes, da

Universidade de São Paulo.

Abertura dia 14 de março, sábado, a partir das 11h.

Em cartaz até o dia 10 de maio (prorrogada até 17/05)

Trilhas do Desejo - Rumos Itaú Cultural

A exposição Trilhas do Desejo traz 72 trabalhos dos 45 artistas e coletivos selecionados pelo Rumos Artes Visuais 2008-2009.

As obras em exibição até 10 de maio, na sede do Itaú Cultural em São Paulo, foram escolhidas em meio à produção de mais de 1.600 inscritos, depois de mais de 6 meses de mapeamento da produção artística em mais de 80 cidades brasileiras. de todos os estados brasileiros.

O associado Fabricio Lopez e a artista Laila Terra, integrante do grupo gestor do Ateliê Espaço Coringa participam da mostra

Rumos Artes Visuais - Trilhas do Desejo

quinta 12 março a domingo 10 maio 2009

terça a sexta 10h às 21h

sábado domingo feriado 10h às 19h

OLHO dÁGUA

O projeto OLHOdÁGUA é um projeto de documentação poética que articula a produção fotográfica às tecnologias de comunicação digital em rede, para construir narrativas visuais sobre a “água” na Região Metropolitana de São Paulo e arredores. Realizado pela da Associação Cultural Jatobá – AJA e proposto pelos fotógrafos /artistas do Coiote, Rogério Nagaoka e Isaumir Nascimento através da Associação Cultural Jatobá – AJA, “olhod'água” é o resultado do edital de CoPatrocínio Primeiras Obras do Centro Cultural da Juventude e da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de São Paulo.

No dia 4 de abril, será apresentado o site www.coiote.org/olhodagua e toda a produção imagética dos fotógrafos e demais participantes das oficinas realizadas no CCJ, inaugurando assim um novo percurso para a circulação e compartilhamento das imagens e conhecimentos produzidos pelo projeto.

Centro Cultural da Juventude Vila

Nova Cachoeirinha

Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha.

(Ao lado do Terminal Cachoeirinha)

Telefone: 39842466.


Oportunidades

Cadastro de oficineiros para diversas areas no Centro Cultural São Paulo.

inscrições abertas !

O edital visa credenciar, no período de 16 de março a 17 de abril de 2009 (de segunda a sexta-feira), profissionais interessados em apresentar projetos de oficinas e prestar serviços para a Municipalidade de São Paulo como Oficineiros para o programa de Oficinas Livres, desenvolvido pela Divisão de Ação Cultural e Educativa do Centro Cultural São Paulo.Serão selecionados para cadastro oficineiros nas seguintes áreas: Linguagens visuais; Teoria, crítica e história das linguagens artísticas; Atividades artísticas em família; História em quadrinhos; Escrita criativa; Práticas corporais; Dança de salão; Canto coral; Laboratório pedagógico; Cultura e vestibular.

Mais informações, faça download do edital e da ficha de inscrição no site.

http://www.centrocultural.sp.gov.br/ccsp_editais.asp

Um comentário: